quinta-feira, 19 de maio de 2011

NOSSA HISTÓRIA


Por Andréa Solimões

A Escola Municipal Profª Ernestina Rodrigues é a primeira escola municipal de Belém, tendo sido fundada em 25 de março de 1947 e inaugurada ainda no mesmo ano, aos dois dias do mês de junho. Sendo, na época, denominada Escola Municipal “Franklin Roosewel” em homenagem ao Ex-Presidente dos Estados unidos, durante o governo do Coronel Joaquim Magalhães Cardoso Barata.
Em 1996, a partir da Nº. 5.692, passa então a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Ernestina Rodrigues e após a LDBEN de 1996 (Lei 9.394/96) passou então a ser denominada Escola municipal de Ensino fundamental Professora Ernestina Rodrigues.
A partir das informações contidas no projeto Político Pedagógico e de pesquisa realizada por um grupo de estudantes do Curso de Pedagogia da UNAMA em 2006, é possível conhecer um pouco do prédio onde funciona a escola:

“(...) a escola era um grande terreno cheio de árvores. Esse terreno foi comprado pelo prefeito da cidade de Belém da época, que ali construiu uma humilde escola, cercada com meia parede de madeira e algumas tábuas soltas que serviam de assoalho, que atendia poucas crianças que residiam naquela área.
Algum tempo depois, foi construído no local um Mercado Municipal com as mesmas características arquitetônicas que possui a escola hoje. Era conhecido como Mercado municipal da Vila Teta. Na gestão do prefeito Alberto engelhard, o prédio sofreu algumas modificações internas, e foi adaptado para o funcionamento da escola.” (Relatório de Pesquisa, 2006)

Quanto à localização, encontra-se situada no Bairro de São Brás, no Distrito de metropolitano de Belém, entre as Avenidas Governador José Malcher e Magalhães Barata, na Passagem Alberto Engelhard, nº 286, conhecida por muitos como Vila Teta. Encontra-se em rua pavimentada e de fácil acesso, às proximidades do Museu Emílio Goeldi, com o qual mantém ótima parceria.

3 comentários:

  1. Excelente postagem. É importante divulgar aspectos da história da escola. Isso deve tb ser parte do curriculo escolar e trabalhado em sala de aula.
    Parabenizo tb o visual do blog que está muito bom. Só lamento, no entanto, que desde 2009 este blog só tenha publicado 1 dúzia de postagens... Por favor, sei que deve haver muitos trabalhos de alunos e professores bons e dignos de serem postados. Gostaria de ver aqui mais trabalho de alunos e de professores.
    Abraços e continuem com o blog.
    Franz

    ResponderExcluir
  2. Tenho muitas lembranças da minha antiga escola, estudei aí no final da década de 70, lembro ainda da minha professora da 4 série ruth, era sua secretaria sempre me chamava pra escrever a matéria no quadro. Época Boa

    ResponderExcluir
  3. a Escola Municipal Prof Ernestina Rodrigues é simplesmente DO MAIS ALTO PADRÃO.
    Parabéns a todos que construíram esse diferencial

    ResponderExcluir