segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

INÍCIO DAS AULAS - CALENDÁRIO 2011

Em virtude da reforma pela qual a escola está passando, informamos que nossas atividades escolares terão início somente no próximo dia 28 de fevereiro.
Contamos com a compreensão da comunidade escolar e esclarecemos que esta vem sendo solicitada há anos, especialmente por se tratar da reforma geral do telhado, visto a ação do tempo e dos cupins.
Nosso próximo desafio para 2011 será a revitalização do espaço, com a pintura geral. Sendo que já foi iniciado diálogo com a SEMEC, posto que os orçamentos apresentados têm sido muito altos, e os recursos que a escola dispõe são insuficientes para tal.
A Escola Municipal Prof.ª "Ernestina Rodrigues" é a primeira escola municipal de Belém e funciona em um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, o qual deve-se ter cautela durante a realização de reformas, visto tratar-se de uma estrutura que requer materiais específicos para reposição, a exemplo das telhas que necessitam ser encomendadas.

Contudo, esclarecemos que caminhamos para a finalização das obras. Nosso espaço físico está ficando mais bonito e seguro, e buscaremos mais melhorias para que permaneça agradável e acolhedor.

Esperamos ansiosos pelo retorno de tod@s


PLANEJAMENTO - PROJETO PEDAGÓGICO - 2011

TEMA DO PROJETO:
BRASIL DE TODOS OS POVOS: SABERES, RITIMOS, CORES E SABORES.

*OBJETIVO GERAL: POSSIBILITAR AO ALUNO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS SABERES HISTÓRICO E CULTURALMENTE CONSTITUÍDOS, PROMOVENDO A REFLEXÃO-AÇÃO ACERCA DE SEU PAÍS, CONHECENDO SEUS DIREITOS E DEVERES, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.


SUB-TEMA I SEMESTRE – BRASIL: EU PERTENÇO A ESTE PAÍS
OBJETIVO ESPECÍFICO:
• RECONHECER O PAÍS AO QUAL PERTENCE, IDENTIFICANDO E VALORIZANDO SUAS ORIGENS HISTÓRICO-CULTURAIS;
• PROPORCIONAR AOS ALUNOS FERRAMENTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SER BRASILEIRO E O RECONHECIMENTO DE SUA IDENTIDADE;
• OPORTUNIZAR A FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO; ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA COM O PROJETO DA ESCOLA.
• VIVENCIAR ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM O CONHECIMENTO SOBRE FATOS, COSTUMES, PESSOAS E LUGARES PRESENTES NA NAÇÃO BRASILEIRA; VALORIZANDO AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS.

SUB-TEMA II SEMESTRE – CONHECENDO A DIVERSIDADE NAS REGIÕES BRASILEIRAS.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
• DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À REGIONALIDADE, COMO UM CONJUNTO DE ELEMENTOS GEOGRÁFICOS, ECONÔMICOS, HISTÓRICO-CULTURAIS E DA POPULAÇÃO LOCAL QUE DIFERENCIA UMA REGIÃO DA OUTRA;
• IDENTIFICAR HÁBITOS, COSTUMES, TRADIÇÕES, CRENÇAS, QUE COMPÕEM AS REGIÕES BRASILEIRAS, VALORIZANDO AS IDENTIDADES E DIFERENÇAS REGIONAIS, PARTINDO DA REALIDADE LOCAL;
• FOMENTAR O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE, CONSCIENTIZANDO SOBRE A NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO DAS FLORESTAS, RIOS, ANIMAIS E TODO O ECOSSISTEMA PRESENTE EM NOSSO PAÍS;
• INCENTIVAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E DO RECONHECIMENTO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE INFLUENCIAM A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO, RESPEITANDO-AS INDEPENDENTE DE SUAS DIFERENÇAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário